O Amor e a Liberdade

Outro dia, na livraria, um livro logo chamou a minha atenção pela linda capa: “O pássaro na gaiola”,  da editora Pequena Zahar. Causou um estranhamento quando vi os autores, não entendi muito bem: “Vincent van Gogh e Javier Zabala”. A ilustração não era uma obra de Van Gogh, como seria de se esperar. Na verdade, o texto é de Van Gogh, uma das mais de 600 cartas que ele trocou com o irmão Théo durante toda a vida. As belíssimas ilustrações  são do premiado ilustrador e professor espanhol Javier Zabala.

zabala 004

Zabala escolheu parte de uma longa carta escrita por Vincent ao irmão Théo em julho de 1880. Vincent e Théo tinham uma relação profunda de  amizade e amor. Quando Vincent morreu, Théo também partiu 11 meses depois. Se hoje sabemos um pouco mais sobre o que pensava o artista sobre a arte, sobre a vida e sua forma de pintar, isso se deve as cartas trocadas entre os irmãos. Nessa carta ele agradece os “cinquenta francos” que o irmão o enviara, fala sobre suas angústias e do desejo de se entender com o pai, de sua paixão pelos livros e pela arte.  Van Gogh fala também da solidão, que às vezes, é necessária para o autoconhecimento. Faz uma análise sobre o que tinha sido sua vida até então, da difícil missão da busca da realização do artista. Van Gogh se sente deslocado do mundo, diz ele na carta: “sinto-me como um prisioneiro de meu tormento, excluído de participar nesta ou naquela obra, e tendo estas ou aquelas coisas necessárias fora do meu alcance”; não sabe como sair da “gaiola” em que se encontra, alguns poderiam tê-lo como um vagabundo, como um preguiçoso, “no entanto eu sirvo para algo, sinto em mim uma razão de ser, sei que poderia ser um homem completamente diferente”. Van Gogh diz ” Um pássaro na gaiola durante a primavera sabe muito bem que existe algo em que ele poderia ser bom…”. E Vincent foi muito bom.

Javier Zabala criou belas ilustrações onde podemos encontrar referências às obras de Van Gogh e também a de artistas como Paul Klee. Há uma ótima entrevista de Zabala na Revista Emília. Ali, o ilustrador fala sobre seu processo de criação e suas inspirações. O livro álbum “Pássaro na Gaiola” se apresenta em capa dura e no formato vertical, e nele observamos elementos verticais presentes ao longo do livro. Essa verticalidade presente na obra e no imaginário do artista, segundo ele, se deve, ao fato dele nascer em uma região onde árvores altas, igrejas gótica e romana fazerem parte da paisagem de onde vem. O artista está falando da pequena cidade de Léon. Outro elemento observado no livro é o uso de técnicas variadas, como colagens, guache, pigmentos, entre outros, porém, ele diz que apenas a técnica não é suficiente para realizar um trabalho; o que ele busca é a capacidade de emocionar.

zabala 006zabala 007

 

O olhar de Zabala sobre a carta de Van Gogh não é uma mera representação das palavras, mas suas ilustrações dialogam com o texto.  Alguns podem se perguntar se são para crianças. Claro que sim! Esse é um livro para todos! Zabala, assim como nós aqui do Trilhar, não acredita que se deva falar à criança com uma linguagem simples. Não se pode subestimar a inteligência das crianças e deve-se proporcionar a elas experiências visuais e poéticas diversas.  Walter Benjamin criticava a maneira como os adultos tendem a criar objetos exclusivamente para crianças: “nada é mais ocioso que a tentativa febril de produzir objetos – material ilustrativo, brinquedos ou livros – supostamente apropriados às crianças”. Zabala, assim como Benjamin, não enquadra a criança dentro de parâmetros reducionistas. Há livros no mercado, diz Zabala, que servem para todas as idades. E este livro é um exemplar deste tipo de literatura, é um livro para todas as idades.  O ilustrador criou uma belo e sensível livro que nos fala, principalmente, de liberdade e de amor. Pois, como diz  Van Gogh na carta ao irmão: “o amor é o que abre a prisão, com sua força soberana, com seu encanto poderoso”.  Não há como resistir à esse belíssimo livro álbum. Uma bela maneira de nos aproximar ao mundo da arte de Van Gogh e de Zabala. Imperdível!

zabala 002zabala 003

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s